O que é Rastreador Veicular?

Descubra o que é rastreador veicular
🕑 Tempo de leitura: 3 minutos

Sabemos que uma das principais tendências de gestão de transportes e segurança automotiva atuais é o rastreador veicular. Por isso devemos saber o que é e como funciona.

Um rastreador é um pequeno dispositivo instalado no veículo para fornecer sua localização em tempo real, emitindo informações sobre sua localização geográfica e trajetória para um sistema de operação de rastreamento.

Essas informações podem ser vistas pelo próprio dono do carro por meio do celular ou computador, garantindo muito mais segurança, pois, em caso de roubo do veículo, é possível saber para onde ele foi ou está sendo levado.

Quais são os benefícios do rastreamento veicular?

Os benefícios do rastreamento veicular são diversos, e um deles é o aumento da chance de recuperação dos veículos, visto que, segundo dados da Smartia, mais de 90% dos veículos furtados ou roubados que possuem rastreadores são recuperados.

O rastreador, além de ajudar a encontrar o veículo mais rápido, oferece mais segurança para a vida de quem conta com ele. E alguns modelos possuem a possibilidade de bloqueio remoto, que pode ser acionado pelo aplicativo ou através da central de atendimento 24 horas.

Sem contar que investir na contratação de um rastreador veicular, é uma forma de reduzir os custos com seguro. Os valores cobrados são fixos e não são variáveis ​​de acordo com a marca e modelo do veículo, tornando ainda mais interessante a aquisição do produto.

Como instalar o rastreador veicular?

O rastreador veicular deve ser instalado por um técnico autorizado pela empresa de rastreamento que você contratar e é instalado dentro do painel do veículo, conectado à bateria e ao pós-chave.

Existem alguns modelos que se conectam diretamente à rede OBD II do veículo e são mais fáceis de instalar, pois só se deve encaixar o rastreador na entrada OBD II. Mas, o rastreador ficará mais exposto e pode ser facilmente localizado e navegado.

Quais informações o rastreador veicular pode fornecer?

O rastreador veicular, pode fornecer informações sobre o veículo além da localização em tempo real, como:

  • Latitude e longitude do veículo, garantindo a localização exata no momento; 
  • Informações relacionadas à ignição, informando se ela está ligada ou desligada; 
  • Tensão da bateria, mostrando se o rastreador veicular continua ligado ou se os ladrões o retiraram do veículo;
  • Alertas relacionado à violação do sistema de rastreamento;
  • Alguns rastreadores têm o sistema chamado de cerca eletrônica. O que permite que o cliente delimite uma área a partir da qual o sistema enviará alertas quando o veículo entrar ou sair dela;
  • Histórico de viagens, que inclui hora em que o veículo foi ligado, trajetória realizada, velocidade e momento de parada.

O rastreador se torna necessário não só para transporte de cargas, mas também para táxis, veículos de aluguel e de uso pessoal. Assim, no caso de furtos e roubos é possível identificar ocorrências fora do comum.

Como escolher um dispositivo de rastreamento?

Antes de adquirir um rastreador veicular é importante seguir o seguinte processo:

  • Verificar a homologação na Anatel: A Anatel oferece um selo que comprova que o produto foi homologado junto a ela. Ao fazer isso, nota-se que os requisitos básicos de segurança, qualidade e garantia foram utilizados na produção do item.
  • Pesquise referências: As pesquisas podem resultar em belas escolhas para o dispositivo de rastreamento. É sempre bom contar com opiniões diversas sobre o produto para nortear suas escolhas.
  • Entenda sobre o produto e sua tecnologia: É interessante conhecer o máximo possível sobre o produto e seu funcionamento, pois isso fará com que você aproveite ao máximo seu potencial e tenha ainda mais segurança para seu veículo.

Os rastreadores são ótimos dispositivos de segurança para motoristas e passageiros. E é sempre bom se lembrar de pesquisar bem se o rastreador atende suas necessidades e se suas qualidades são essenciais para você.

Gostou deste artigo? Quer saber mais sobre rastreadores veiculares? Então não deixe de seguir nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades. Estamos no facebook e instagram.

O que é Rastreador Veicular?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo